Blog

Lavagem de cortinas: Técnicas utilizadas na hora da lavagem

Lavagem de cortinas: Técnicas utilizadas na hora da lavagem
15/03/2022

As cortinas são itens que deixam os ambientes muito mais aconchegantes e bonitos, além de barrar uma parte da poeira vinda da rua. Dentro do mercado existem diversos tipos disponíveis, tanto de cores, como de tecidos, formatos e com mecanismos diferentes. E cuidar direitinho delas é o que as mantêm bonitas por mais tempo, principalmente na lavagem das cortinas.

Na hora da lavagem é preciso ter o maior cuidado possível, pois em qualquer deslize em um tecido que necessite de um cuidado maior, pode afetar as fibras e fazer com que aquela linda peça seja danificada. Por isso, no artigo de hoje, daremos algumas dicas de técnicas utilizadas na hora da lavagem de cortinas.

Acompanhe a leitura!

Cada tecido, um cuidado

Cada tipo de tecido reage aos modos de lavagem que utilizamos, como por exemplo, a seda não pode ser lavada do mesmo modo que um tecido de algodão comum. A mesma é mais delicada e suas fibras podem rasgar de acordo com o modo de lavagem. Existem também cortinas que possuem mais de uma peça, sendo de cores diferentes ou até mesmo tecidos diferentes. Essas peças devem ser separadas para a lavagem de cortinas.

Para cada tecido, é também necessário prestar atenção nos tipos de produtos utilizados, modo de lavagem (caso a lavagem de cortinas seja feita na máquina de lavar roupas), e até mesmo na hora da secagem.

Tipos de cortinas e suas técnicas

A partir de agora iremos especificar alguns tipos de tecidos e seus melhores modos de lavagem de cortinas:

Poliéster

São um pouco mais resistentes que alguns tipos de tecido. A peça pode ir na máquina, porém é recomendado que a peça seja deixada de molho em água fria por no mínimo meia hora, trocando a água do molho 3 vezes antes de bater.

Veludo

As cortinas de veludo não devem ser lavadas. Basta utilizar um produto próprio para o tecido e passar um pano de camurça, levemente umedecido com água morna.

Algodão pré-encolhido

Pode ir direto para a máquina, porém é necessário utilizar o modo delicado da sua lavadora e sabão líquido de coco. Caso as cortinas sejam coloridas, utilize uma colher de bicarbonato de sódio para manter as cores vivas.

Linho, seda e algodão puro

Não é recomendado a lavagem de cortinas em casa. Os tecidos são muito sensíveis e podem desbotar, rasgar ou até mesmo encolher. É preciso buscar ajuda profissional.

Lembre-se, para lavar qualquer tipo de cortina é necessário separar todas as partes removíveis, e a limpeza dessas peças podem ser feitas com um pano úmido com um pouco de detergente e para finalizar, um pouco de lustra móvel, caso as peças sejam de madeira.

Por que usar o serviço de lavagem de cortinas da Beatriz Lavanderia

Utilizar o serviço de lavagem de cortinas é a melhor opção para quem quer cuidar e manter a peça viva e bonita por mais tempo.

Nós da Beatriz Lavanderia possuímos técnicas e produtos especializados para garantir que a sua cortina irá ser bem cuidada e voltará para a sua casa como se fosse nova. Entre em contato com a gente e garanta o conforto da sua casa.

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone